O Que Significa o Trabalho Voluntário na CSS

Fazendo parte, há mais de um ano, do voluntariado na CSS no serviço da Escuta Terapêutica, partilho com vocês um pouco da minha experiência. Começo dizendo que estou aprendendo e desaprendendo. Estou aprendendo que escutar é olhar a pessoa por dentro, é procurar enxergá-la de dentro para fora porque o melhor da pessoa é o seu “por dentro”. Estou aprendendo que a escuta consiste em pouca atividade exterior e numa intensa atividade interior porque podemos ouvir sem escutar e podemos escutar sem precisar ouvir. É o caso da escuta silenciosa, a escuta não verbal que capta as entrelinhas, os gestos e o modo de agir. Estou aprendendo que escutar é deixar ao outro a iniciativa de expor a própria realidade para que ele mesmo faça a releitura da situação, personalize as convicções e se aproprie aos poucos da sua verdadeira identidade de ser criado a imagem e semelhança de Deus.

Estou também desaprendendo muitas coisas, porque para acolher o NOVO que Deus recria a cada momento na vida das pessoas é preciso rever e abandonar métodos, costumes, hábitos, enfim , tudo aquilo que não se enquadra mais nas respostas terapêuticas atuais. É um processo de purificação, de conversão e avaliação permanente. E nesta dinâmica de ajudar, aprendendo e desaprendendo, todo mundo sai ganhando: ajudado e ajudador. Sou grata pela oportunidade que Deus me concede de ser testemunha privilegiada do que Ele realiza na vida dos residentes da CSS, podendo como voluntária, devolver um pouco do muito que recebi de Deus.

Escutar é um gesto de solidariedade. Existem muitos outros… Quem sabe o próximo gesto pode ser o seu. Venha somar conosco nesta ciranda de fraternidade e cumplicidade a favor da VIDA.

*Irmã Paula

Conte-nos um Pouco da Sua Participação de Voluntário

Home Depoimentos CSS Voluntariado CSS Depoimentos de Voluntários

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Postagens
  • Fábio Coture
    Administrador
    Postagens: 3
    #14710 |

    Conte-nos um pouco da sua participação no Voluntariado

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.

A dependência química tem tratamento, podemos ajudar quem quer se ajudar.

Casas do Servo Sofredor – CSS
SEDE ADMINISTRATIVA
Mosteiro Monte Carmelo
Rua La Salle, 850 – Pinheirinho – Curitiba – Paraná
CEP: 81.880-400
Telefones: (41) 3349-1681 | (41) 3049-0313
E-mail: regional.curitiba@css.org.br